Notícias

4° Encontro Técnico da Unifil

Após a fotossíntese, a fixação biológica de nitrogênio (FBN) é considerada, o mais importante processo biológico do planeta, sendo fundamental para vida na terra. A FBN é o processo através do qual o nitrogênio presente na atmosfera é convertido em formas que podem ser utilizadas pelas plantas. A reação é catalisada pela enzima nitrogenase que é encontrada em todas as bactérias fixadoras. Em termos de agricultura a simbiose entre bactérias fixadoras de nitrogênio (denominadas rizóbios e bradirizóbios) e plantas leguminosas (família a qual pertence a soja, o feijão e a ervilha) é a mais importante.  Após a formação de nódulos nas raízes dessas plantas, a bactéria passa a fixar o nitrogênio atmosférico em compostos orgânicos que são utilizados pela planta, diminuindo uso de adubos nitrogenados.

No dia 11 de março, a Atomizer participou do 4° Encontro Técnico da Unifil no Campo Experimental do Curso de Agronomia em Londrina - PR. 

Com inúmeras estações de apresentação os temas foram abordados de formas práticas e didáticas, mostrando aos presentes todos detalhes de cada trabalho. 

Estação 1: Fitopatologia - Controle de Doenças em Grandes Culturas

Estação 2: Entomologia - Controle Biológico de insetos-pragas em Grandes Culturas

Estação 3: Plantas Daninhas - Uso adequado de EPIs para o manejo de Plantas Invasoras

Estação 4: Fertilidade do Solo - Uso adequado de inoculantes para a FBN em Soja e Milho

Estação 5: Fitotecnia - Implantação de Sistemas Consorciados de Culturas

Estação 6: Manejo e Conservação do Solo e da Água - O sistema Plantio Direto é suficiente para controlar a erosão?

Dentro do tema de Fertilidade do Solo a apresentação da tecnologia de pulverização no sulco da Atomizer do Brasil ganhou destaque, com a demonstração do equipamento e suas tecnologias.